APA da Mantiqueira - 25 anos

A Área de Proteção Ambiental (APA) Federal da Serra da Mantiqueira completa 25 anos no dia 3 de junho. Em homenagem às Bodas de Prata da APA, publicaremos, aqui (Ambiente Regional ) e na Folha Fluminense, uma série de artigos assinados por alguns dos protagonistas dessa história.

Brevíssima resenha de uma histórica entidade: Fedapam (1988/1991)

Artigo publicado no blog "Ambiente Regional" em 18/05/2010 
e no jornal Folha Fluminense

A Frente em Defesa da APA da Mantiqueira (Fedapam) surgiu em reunião informal realizada em 12 de março de 1988, na residência do biogeógrafo Edgar Kuhlmann, na Serrinha, onde, discutindo a demora na sua regulamentação e do seu Plano Diretor (três anos depois do decreto de criação da APA , de 1985), se encontravam, além do próprio Kuhlmann, André Vieira de Assis (União Comunitária de Penedo), o biólogo Élio Gouveia (Associação Pró- Parque Nacional do Itatiaia), Luis Felipe Cesar (Amorosa - Associação dos Moradores da Serrinha do Alambari), Italo Meneguetti Filho, Ricardo Motta Pires, Peter Susehmil e Lino Matheus de Sá Pereira (Aprobo, Associação dos Protetores da Natureza da Bocaina), além de representantes da AmarMauá e da União Comunitária de Penedo.

Na ocasião foi sugerida a criação de um “front” de luta para a defesa da Mantiqueira, que passou a ser a “Frente em Defesa da APA da Mantiqueira “. Posteriormente, após diversos Encontros (Salão Arte e Ecologia, em Maringá, Parque Nacional do Itatiaia, Penedo e na Fazenda Boa Vista (Vale das Flores) - que veio a ser a sede oficial da entidade. O 8o. Encontro foi realizado na Vila da Fumaça, quando foi oficializada a entidade e eleitos para o seu Conselho Deliberativo:

Presidente – Lino M. de Sá Pereira;
Vice- Presidente - Edgar Kuhlmann;
Secretário-geral – Marcelo Antoniazzi;
2 ª Secretária – Maria Cristina Vieira;
3ª Secretária – Norma Buhler;
Tesoureiro – Peter Susemihl.

Para o Conselho Consultivo foram indicados, entre outros: João Paulo Capobianco e Adriana Matoso (SOS Mata-Atlântica), Ilmar Santos (Instituto BioDiversitas), José Pedro de Oliveira Costa (Consórcio Mata Atlântica) e Paulo Fontanezzi (Mover - Resende).

Passaram a integrar a Fedapam 16 entidades (*) representativas de toda a APA. Em 1991 foi editado o Relatório Mantiqueira, até hoje trabalho de referência para o estudo da  APA.
 
Atualmente, levantando outra vez essa bandeira, surge a proposta concreta da Fundação Mantiqueira (defendida pela Aprobo já naquela primeira reunião, em 1988...) adotando o seu logotipo original, simbolizando a continuidade dessa luta que agora, mais do que nunca, deve prosseguir e ser apoiada por todos.

Lino M. de Sá Pereira
Fazenda Boa Vista ( MG ) <fundacaomantiqueira.ning.com>
(*) Participantes do 8º Encontro da FEDAPAM :
Associação de Defesa das Serras do Garrafão e do Papagaio ( Marcelo Antoniazzi )
Aprobo (Peter Susemihl e Lino M. de Sá Pereira)
Apropani (Edgar Kuhlmann)
Amorosa (Eliel Queiroz)
Amargem [Alto Rio Grande ] ( Reynaldo de Mello e Myrian Porto )
Instituto Sul Mineiro de Preservação da Natureza (Maria Cristina Vieira)
IBAMA / RJ (Carlos F. de Souza)
IBAMA / DF (Carmem Sílvia Menezes)
Associação da Bagagem ( Vera Lúcia de Mello, Luis Guilherme, Ronilda de Sousa )
CEFLURG (Flávio Paim)
União Comunitária de Penedo (Marianne Accorsi)
AmarMauá (Cláudio Serricchio, Norma Bühler Alves )
TV Maringá (Raimundo Alves)
PV / Resende (Vera Buhler)
FEAM / MG (Paulo Maciel Jr., Nello)
Secretaria Municipal de Ambiente de Bocaina de Minas (Renato Oliveira)
SOS Cachoeira da Fumaça (Liliana Wiegand, Genoveva Maloney, Jorge Malafronte)